Como agradar os seus consumidores internos?

No atual cenário administrativo, é certo que as empresas cada vez mais estão buscando formas de melhorar seus posicionamentos no mercado, as vendas de seus produtos, a contabilidade de seus lucros, a concorrência direta e honesta e os processos de comunicação.

Todos esses aspectos são trabalhados em virtude da comprovação de suas importâncias, porém são trabalhos por todos e quase que na maioria das vezes de forma muito parecida.

Contudo, nos dias atuais, além do capital material, outra forma de capital vem obtendo sua importância em destaque de maneira exponencial: O CAPITAL HUMANO.

Já que em todas as empresas há a presença de seres humanos e através desses que os processos e técnicas são colocados em prática, juntamente com a adoção de estratégias para que a empresa obtenha destaque em seu ramo de atividade. A importância do capital humano veio então a obrigar as empresas a criar uma olhar diferenciado sobre esse aspecto, um olhar que enxergasse a sua real importância e valorizasse assim os seus colaboradores.

Esse novo olhar causou o surgimento de um conceito mais abrange e melhor aplicado, que então trabalhasse com as pessoas dentro de seus ambientes de trabalho. Eis que então surgiu o ENDOMARKETING.

No decorrer da história, muito esforço foi aplicado para tornar a força humana em um dos princípios de sucesso de qualquer empresa, então, com o passar dos anos e com o surgimento de novas técnicas e práticas administrativas houve uma valorização das pessoas em seus ambientes de trabalho. Assim, foram criados diversas terminologias para “classificar” o grau de importância que existe entre o vínculo “força de trabalho” e “capital” utilizado pelo Endomarketing, que por sua vez vão desde os termos “trabalhador” e “funcionário” até “colaboradores” e “consumidor internos”.

Uma retenção de pessoal bem sucedida requer muito mais do que salários. Em um cenário no qual os funcionários qualificados têm o poder de selecionar as melhores oportunidades, colocar em prática a ações para compreender as necessidades dos funcionários é a melhor estratégia para reter colaboradores.

Hoje em dia, a Internet permite que seus trabalhadores façam pesquisas e avaliem se as propostas dos concorrentes são mais atraentes do que a sua. Além disso, os colaboradores de hoje dispõem de espaços públicos online onde podem falar sobre como é trabalhar na sua empresa.

Portanto, para reter seus talentos é necessário traçar uma boa estratégia.

Mas pensa: como agradar seus consumidores internos se cada pensa de uma forma

Em quase todos círculos que você imaginar, seja familiar, de amizades, no ambiente de trabalho ou até mesmo na turma do futebol de terça-feira, você não vai conseguir, pensar em alguém que pense igual a você ou em duas pessoas que pensam exatamente igual. Semelhanças, gostos parecidos e posturas análogas até é fácil de encontrar, mas iguais: Isso é quase impossível.

Nós enquanto humanos, somos constituídos de elementos sociais e culturais, com diferença em nossas sensações, intensidades e sentimentos.

Então vamos imaginar isso em um ambiente de trabalho. Vamos começar de forma simples: imagine uma microempresa, com cinco funcionários. Ali já existem diferenças nas falas e pensamentos dos funcionários. Por exemplo, pode haver o otimista, que nunca reclama dos sapos que teve que engolir e sempre é agradecido pela oportunidade de estar ali trabalho; temos também a insatisfeita, que trabalha há um certo tempo, sempre se dedica às suas funções, porém acredita que não está sendo valorizada como deve; o progressista, que está satisfeito com seu ambiente de trabalho, mas pensa que aquilo pode melhor em diversos aspectos; tem aquele que acredita que todos reclamam muito e não produzem metade do que ele diariamente; e por fim, a acomodada, super zen e que pensa que nada tem que ser alterado, tudo funciona perfeito da forma como está.

Bom, dessa forma já é possível entendemos que em um ambiente de trabalho existem diversas formas de pensar e agir sobre a mesma situação ou empresa. Toda postura adotada pelos funcionários refletem seus anseios, dúvidas e críticas, que por sua vez são comuns nos profissionais de qualquer área de atuação.

Agora pense: Como é possível então trabalhar com elementos tão heterogêneos e transforma-los em objetivos comuns para o bom desenvolvimento da empresa:

ESSE É UM DOS FOCOS DO ENDOMARKETING.

Dentre seus desafios e atribuições, o Endomarketing visa trabalhar com pessoas, mas um das fases iniciais que necessitam ser analisadas e levadas em conta antes da aplicação de técnicas de Endomarketing, é que por lidar diretamente com pessoas existem inúmeras possibilidades que possam ser conhecidas, adaptadas e utilizadas.

O Endomarketing necessita trabalhar aliado à comunicação interna e com o marketing, mas também com a gestão de pessoas ou recursos humanos. Com esse elemento agregado há a possibilidade então de elaboração de estratégias melhores para a obtenção de informações e elementos tão distintos quanto consumidor, colaborador e produtos, para que seja criada uma parceria proveitosa, dinâmica e que agregue a todos aqueles estão envolvidos.

Com a utilização dos recursos humanos, as possibilidades que o Endomarketing abrange acabam sendo expandidas, como por exemplo com a aplicação da “gestão e relacionamento de colaboradores”, sob a ótica do endomarketing, traz a possibilidade de fazer com que o seu colaborador se torne um cliente interno.

Mas tal ação exige cuidado, pois o funcionário pode sentir-se como estando sendo transformado em apenas mais um consumidor para sua empresa.

Por isso, a realização de ações do gênero demandam estudos e preparações antes que sejam implementadas.

E aí, ficou interessado sobre o assunto? Gostaria de saber um pouco mais sobre ações de Endomarketing?

Contate o Studio Rex, temos excelentes soluções para você!

12 visualizações

Quer resultados diferentes?
Conte com a Rex.

CONTATO

  • Instagram
  • Facebook

 E-mail: contato@studiorex.com.br   |   Tel: (35) 3185-0285

Av. Minas Gerais, n° 1018-A, Vila Rica

Jacutinga/MG - CEP: 37590-000

© 2023 por GO MOBILE. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.